sexta-feira, 27 de maio de 2011

Problemas Urbanos do Rio de Janeiro

No último post vimos que a cidade do Rio de Janeiro, como várias metrópoles, sofre com diversos problemas urbanos. O papel de geógrafo, dentre outros, é de identificar os problemas e apontar soluções.

Resumidamente, a solução para a maioria dos problemas abaixo é um maior e mais correto investimento. Vejamos:


 Questão do transporte: as horas de rush são tormentos na vida do carioca. Longos engarrafamentos e superlotação dos coletivos dificultam o ir e vir na cidade.

Violência urbana: eis um problema complexo. Não existe uma fórmula mágica para resolvê-lo. Talvez seja possível reduzi-lo. Um conjunto de ações - afirmativas e de médio/longo prazo - pode ser útil. As principais medidas afirmativas são: aumento do policiamento, repressão ao crime organizado e maior controle sobre as fronteiras - para evitar a entrada de armas e drogas.

Enchentes: principalmente no verão, quando o volume de chuva aumenta, as enchentes se tornam mais frequentes na cidade. A ocupação próxima à margens de rios retificados e assoreados potencializam o problema. As principais soluções são: manter bueiros limpos, investir na ampliação da rede de águas pluviais e dragar rios.

favelização: processo iniciado no final do século XIX, o surgimento das favelas é uma alternativa habitacional típico das camadas populares com menor renda. No Rio de Janeiro, o sítio urbano propicia a proximidade entre áreas dotadas de infra-estrutura com encostas - que passam a ser ocupada. Isto para facilitar o acesso a serviços e equipamentos urbanos de maior qualidade. A solução é "simples": maior investimento em casas populares. Mas só isso não basta. É necessário também levar empregos, serviços e equipamentos urbanos para a região onde for construída a casa popular.

Fonte: http://geothiagof.blogspot.com/2010/08/rj-problemas-urbanos-e-algumas-solucoes.html

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir